terça-feira, 9 de julho de 2013

#OFUNKPEDEPAZ? Ahh vá!


Se você é usuário de redes sociais, com certeza já leu por aí a hashtag do momento: #ofunkpedepaz (pausa pra rir).
Bem, se você está alheio ao assunto, o fator desencadeante da linda hashtag, foi a morte do funkeiro MC Daleste, neste final de semana. No sábado, Daleste levou um tiro no abdome no meio de um show que fazia na cidade de Campinas. Na internet, circulam vídeos do momento em que o disparo atinge o funkeiro, não vou postar isso aqui, mas facilmente você encontra.
Mas enfim, não sei e nem me interessa quem matou e os motivos que levaram um cara atirar em outro no meio de um show, arriscando inclusive a acertar quem nada tinha a com a história, meu post é pra falar da ironia de, logo depois do fato, fãs do funkeiro e do funk em geral saírem por aí vomitando pelos dedos que o funk pede paz.
Beleza! O funk pede paz, né? Ok! Vamos ver alguns trechos de música do próprio MC Daleste:
"Matar os polícia é a nossa meta Fala pra nóis quem é o poder Mente criminosa coração bandido Sou fruto de guerras e rebeliões." (Apologia)"Flat clonos ponto 40 flat clodi to de snaiper Mira a lazer na magno maczTerrorista só anda assim" (Kit da Guerra)"Assassinaram o Ozama Toma cuidado Barack Obama Por que o bonde da Al-quaeda Não tá querendo fama, Queremos guerra de origem, E atentados, Quem é soldado do ozama joga o fuzil pro alto." (Crime Chegou)
Acho que esses três trechos de músicas do falecido já são suficientes pra ilustrar meu ponto, ne? Exala pacifismo isso daí!
Outro ponto interessante: essa semana, o funkeiro MC Magrin foi preso, após postar no facebook uma foto segurando uma arma e prometendo vingança pela morte de Daleste. Sem contar, que pelo menos mais dois funkeiros já receberam mensagens em que diziam que eles seriam os próximos. Como o funk exala paz, né não, minha gente?
Mas, sinceramente, o que esperar de um gênero musical que em praticamente todas as letras fazem apologia explícita ao crime, às drogas, à banalização do sexo e ao desrespeito à mulher.
Nada contra quem curte, ouve, dança, canta funk, cada um estupra seus ouvidos e suas mentes como quiser. Mas tudo contra gente hipócrita, que tenta enganar a sociedade com hashtag bonitinha, dizendo que quer paz! Não adianta postar em rede social que #ofunkpedepaz, quando, na prática, o que observamos, é que as letras de funk em geral fazem mesmo é um apelo claro á violência.

2 comentários:

  1. Espetacular e a definição do que acabei de ler, pois bem muitas vezes vejo nessas hashtags uma ironia pura, como no caso do McMagrin, onde esta a paz que estão pedindo no ato que o mesmo se submeteu ? enfim belo post cherryB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só não sei se essa ironia é proposital ou se o povo é incoerente por natureza mesmo, a ponto de sequer se dar conta que as atitudes e ações não batem.

      Excluir

Comente! Somos amantes do debate, saudável, ou não.